14 de nov. de 2010

Entendendo a fase “pré-escolar” das crianças e suas necessidades de alimentação...

Em geral, de 2 a 6 anos, as crianças tornam-se aparentemente mais magras (fase de estirão), pois há um maior ganho de altura e menor ganho de peso.
Muitos pais se desesperam, pois seu filho não come!

Em relação às etapas anteriores as crianças crescem menos, sendo assim, suas necessidades nutricionais tornam-se menores, refletindo uma menor ingestão alimentar. É “normal” que a criança queira comer menos.

Nesta fase, a criança deve seguir o padrão alimentar da família. Durante o processo de formação de hábitos alimentares, o melhor é evitar guloseimas em excesso e fora do horário das refeições e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.

O segredo da boa alimentação está na variedade dos alimentos e na combinação entre eles.

A partir dos 6 meses de vida, com a introdução de novos alimentos, a criança começa a formar seus hábitos alimentares e aprende a comer vários tipos de alimentos. O ideal é que a criança faça 6 refeições diárias. O lanche da escola esta entre estas refeições e é por meio deste, também, que a criança passa a conhecer novos alimentos.
Quanto à escola, o que costuma acontecer, principalmente no lanche, é a criança trazer na lancheira alimentos “pobres” em nutrientes por serem estes os mais práticos. Mas sobre isto falaremos em um próximo tópico...

Enfim, carinho e atenção para os filhos são indispensáveis. Evite alimentação em frente à televisão. Procure proporcionar um ambiente agradável nos horários das refeições e estimule as crianças aos novos sabores.

Nenhum comentário: