10 de abr. de 2011

MEU FILHO SÓ COME O QUE QUER...



Uma das maiores preocupações de muitos pais está justamente na ALIMENTAÇÃO de seus filhos.

A maioria das mães em consultório ou até mesmo no convívio social sempre questiona e relata que seus filhos não comem nada ou que é difícil fazê-los comer frutas, verduras e legumes.

Pois bem, vale então falarmos um pouco mais sobre este assunto...

As crianças nascem apreciando o gosto DOCE e o SALGADO. Já o AMARGO e o AZEDO são menos apreciados e necessitam de maior tempo de aprendizado para se adquirir o gosto por eles.

Isto mesmo: APRENDIZADO! Para nos alimentarmos de maneira saudável e prazerosa também devemos passar por este processo.

O primeiro aprendizado de nossa alimentação vem da família que temos e de sua relação com o alimento.

Os bebês têm tendência a aceitar bem os alimentos oferecidos pelos adultos. No entanto, por volta dos 3 anos conquistam mais autonomia e isto faz com que queiram realizar suas próprias escolhas. Um alimento até então bem aceito, passa a ser rejeitado.

Acontece também a diminuição do volume das refeições o que é considerado normal nesta fase.
As crianças rejeitam novidades, ou seja, não aceitam novos alimentos dizendo não gostar sem ao menos provar. Isto acontece muito com verduras e legumes por terem um sabor mais neutro e por não conferirem tanta saciedade como os alimentos ricos em gorduras, por exemplo.

Eis aí um dos grandes dilemas que os pais enfrentam e é nessa hora que devemos ficar mais alertas. Estudos concluíram que para uma criança de 2 a 4 anos adquirir  o gosto por um determinado alimento e passar a consumi-lo em quantidade suficiente é necessário que ela o experimente de 8 a 10 vezes.
Para as crianças com mais de 4 anos talvez devamos ofertar os alimentos de 10 a 15 vezes para termos este efeito, agindo sempre com tolerância, persistência e firmeza.

Portanto não desista ao primeiro NÃO de seu filho!!!

DICAS IMPORTANTES

  • Estabeleça e cumpra horários para as refeições;
  • Mantenha um ambiente agradável e sem distrações no momento das refeições;
  • Diminua o volume de líquidos durante as refeições. Sendo que o ideal é ofertá-los apenas 30 minutos após ter finalizado;
  • Ofereça primeiramente a salada;
  • Deixe a criança participar, sempre que possível, da escolha dos alimentos (feira, supermercado, sacolões);
  • Ouse, seja criativo!

Nenhum comentário: