12 de abr. de 2011

QUE VENHA A PÁSCOA...E TAMBÉM O CHOCOLATE!



Páscoa chegando...para muitos a data de celebração da paz e renovação das esperanças é marcada pela presença dos coelhos e dos deliciosos ovos de chocolate. Mas e aí? E o tal do chocolate, pode?

Sim, pode! O chocolate é um alimento nutritivo, fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E.

O cacau e o chocolate amargo contém altas concentrações de antioxidantes, como os flavonóides e polifenóis, que podem auxiliar na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom), o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. O cacau é rico em arginina, um aminoácido com função vasodilatadora, estando relacionado à diminuição da pressão arterial. Possui alto poder antioxidante, é modulador da função imunológica e inflamação.

Além disso, o chocolate estimula a produção de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e depressão. Contém substâncias químicas que aumentam energia, humor e sentimentos de bem-estar.

Fonte ainda de cafeína e teobromina, o chocolate atua como estimulante e melhora o raciocínio.

Apesar de seus benefícios, é importante lembrar que o chocolate é um alimento calórico e deve ser consumido com moderação, pois é rico em gorduras e açúcares, contribuindo para o aumento de peso.

Chocolate para todos!

O chocolate amargo, que contém em sua composição maior teor de cacau que os demais e menor quantidade de açúcar, contém altos índices de flavonóides que diminuem a pressão sanguínea, reduzem o LDL colesterol e protege contra doenças do coração. Não contém glúten e lactose.

Para os diabéticos, há os chocolates na versão diet, sem adição de açúcar. No entanto, deve-se ter atenção a quantidade ingerida, pois para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura, sendo mais calórico do que o chocolate ao leite tradicional.

O chocolate à base de soja, é 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombons, barras e ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar pode ser consumida por diabéticos.

Outra alternativa para intolerantes à lactose e/ou celíacos, é chocolate de alfarroba, uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos.

Fonte: Mundo Verde – Nutricionista Bruna Murta (com algumas pequenas modificações).

2 comentários:

Mayana Bonilha disse...

além de tudo, eu amo chocolate amargo, e faço uma receita simples quase todos os dias. Banana, chocolate derretido e castanhas picadas, já pro Feezer...maravilhoso...O que acha ???

beijinhus, Mayana

baonilha.blogspot.com

Patricia Lanzoni disse...

Perfeito Mayana, além de delicioso, acaba sendo um bom "coquetel antioxidante"! Vou testar! Bjs