9 de jun. de 2011

VERDE, BRANCO, VERMELHO OU AMARELO? QUAL CHÁ ESCOLHER?



Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do chá verde...e também já deve ter ficado na dúvida se ele realmente era bom, pois apareceram outros tipos de chá como o branco, o vermelho, o amarelo e acabaram confundindo sua cabeça, não é mesmo?

Vamos tentar entender e esclarecer um pouquinho.

Todos esses chás são originários da mesma planta, a Camellia Sinensis, o que os difere é seu  processo de "preparo".

O Chá Verde é obtido das folhas da Camellia Sinensis e sofre um processo logo após a colheita e secagem, para que sejam inativadas enzimas que não degradem as catequinas, que exercem diversos efeitos benéficos a saúde. Por ter mais tanino, o chá verde é o mais amargo dos quatro. Tem propriedades antioxidantes combatendo o envelhecimento precoce e tratando as doenças inflamatórias como obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes, além de ter efeito termogênico e acelerar o metabolismo.

O Chá Branco são as folhas mais jovens da Camellia Sinensis. Ele é colhido ainda broto, e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais. Assim, ele apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os outros chás. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás.

Já o Chá Vermelho é feito a partir de um processo de fermentação longo, mais ou menos 60 anos, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos. Mas esse é o verdadeiro chá vermelho, o chá vermelho da China, que tem um alto custo. No Brasil, para baratear o preço, a indústria realiza na Camellia Sinenses um processo químico de oxidação, que é passado como se fosse um processo de fermentação natural, o mesmo ocorrido no país de origem (China). Ainda não se comprovou cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico, mas estudos sugerem que este chá, além de seu efeito na queima de gordura, poderia exercer efeitos benéficos na redução do colesterol, desintoxicante, agindo no fígado. Os possíveis benefícios citados acima, são da erva fermentada naturalmente e não da erva oxidada quimicamente. É importante ter o máximo de cuidado quando se escolhe uma erva.

O Chá Amarelo é similar ao processo do chá verde, mas o processo de colheita e secagem é mais lento. Não se sabe se os efeitos são os mesmos do chá verde. Não há nada comprovado cientificamente. É provável que contenha antioxidantes, como as catequinas do chá verde, combatendo o envelhecimento precoce e tratando as doenças inflamatórias como obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes.

Nenhum comentário: