8 de ago. de 2011

08 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO CONTROLE DO COLESTEROL

O colesterol é um componente essencial das membranas celulares de todos os tecidos animais e é o principal componente do cérebro e das células nervosas.

O colesterol presente no sangue é a somatória do colesterol endógeno (produzido pelo organismo a partir de gosrduras saturadas - 70%) e exógeno (adquirido pela alimentação - 30%).

O colesterol que consumimos está presente apenas em produtos de origem animal como carnes, leites e derivados, gema de ovo. O consumo exagerado destes alimentos pode fazer seu colesterol aumentar. A esse aumento damos o nome de hipercolesterolemia.

Devemos, entretanto ficar atentos, pois além desses alimentos citados, aqueles que contém gordura trans também elevam significativamente o colesterol. Os principais vilões são: produtos industrializados (biscoitos, bolos, salgadinhos, frituras, margarina, molhos prontos, etc).

Altas taxas de colesterol podem levar a doenças do coração e aterosclerose que se não cuidada pode causar sérias complicações.

CAUSAS:
Vários fatores podem ser responsáveis pelo colesterol alto. Má alimentação, fatores hereditários (que influenciam na maneira como seu corpo lida com o colesterol), estar acima do peso, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiróide.

COMO NORMALIZAR AS TAXAS DE COLESTEROL?
Utilizar na dieta alimentos com baixo colesterol e gorduras trans;
Emagrecer;
Exercitar-se;
Parar de fumar;

O QUE PODE AUXILIAR:
Inserir na alimentação diária:
Alimentos ricos em ômega 3, entre eles a linhaça e o óleo de peixe;
Fibras  - frutas e vegetais, alimentos e cereais integrais (farelo de aveia principalmente);
Quinua;
Chá verde, branco ou vermelho;
Água.


Mas lembre-se, uma alimentação orientada é a melhor opção, por isso, procure um profissional habilitado para poder lhe indicar o que é mais específico para o seu caso!

Faça um check- up anual e controle seus níveis de colesterol!!!


Nenhum comentário: